SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue2Epistemics coordinates of modern psychology for formation of psychologistDrama and community psychology: a study of the processes of symbolic mediation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

ZAVAREZE, Taís Evangelho  and  CRUZ, Roberto Moraes. Instrumentos de medida de clima de segurança no trabalho: uma revisão de literatura. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 65-77. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação crítica do construto clima de segurança e das medidas de clima de segurança no trabalho. O fenômeno clima de segurança no trabalho é definido como a percepção compartilhada que os membros da organização têm em relação ao seu compromisso com a gestão de segurança da organização e ao comportamento seguro no trabalho. Foram objetos de pesquisa 80 artigos e outras produções bibliográficas que se referem à construção e ao uso de instrumentos de medida de clima de segurança em diferentes contextos: industrial, transporte, construção civil e hospitalar, correspondente ao período de 1980 a 2008. Conclui-se que os instrumentos de medida de Clima de Segurança no Trabalho, assim como os aspectos teóricos que dão sustentabilidade a este construto, necessitam de aperfeiçoamento em sua matriz conceitual e metodológica, especialmente em relação à qualidade e ao controle de resultados do processo de mensuração.

Keywords : Clima de Segurança; Qualidades Psicométricas; Segurança no Trabalho; Psicologia da Segurança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License