SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Dramatizações e psicologia comunitária: um estudo de processos de mediação simbólicaLei Seca no Mar: desafios preventivos na Marinha do Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

BOAS, Ana Carolina Villares Barral Villas; DESSEN, Maria Auxiliadora  y  MELCHIORI, Lígia Ebner. Conflitos conjugais e seus efeitos sobre o comportamento de crianças: uma revisão teórica. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 91-102. ISSN 1809-5267.

Os conflitos conjugais têm sido amplamente investigados em pesquisas, especialmente por seu impacto no desenvolvimento dos filhos. Tendo como base uma revisão da literatura, este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre os conflitos nas relações conjugais e seus efeitos sobre o comportamento das crianças, particularmente, por meio das práticas parentais. Ênfase é dada à perspectiva de causalidade sistêmica entre o conflito conjugal e o desenvolvimento infantil, por possibilitar uma melhor compreensão da dinâmica familiar e permitir uma ampliação do escopo de análise para além das correlações lineares entre ambas as variáveis.

Palabras clave : família; conflito conjugal; desenvolvimento infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License