SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Conflitos conjugais e seus efeitos sobre o comportamento de crianças: uma revisão teóricaSubjetividade e Aids: doença e militância na trajetória de mulheres hiv+ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

HALPERN, Elizabeth Espindola  e  LEITE, Ligia Maria Costa. Lei Seca no Mar: desafios preventivos na Marinha do Brasil. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 103-114. ISSN 1809-5267.

O consumo de álcool no cotidiano da Marinha do Brasil (MB) deixa o trabalhador e a organização vulneráveis aos seus efeitos perniciosos. O objetivo central deste estudo é o de investigar os padrões de consumo de álcool dos pacientes do Centro de Dependência Química (CEDEQ), examinando o seu envolvimento com o álcool no espaço laboral. O objetivo específico examina como a MB lida com o consumo de etílicos no ambiente laboral. Por meio da pesquisa qualitativa, foi feito um levantamento exploratório de dados contidos nos arquivos do CEDEQ para conhecer o seu funcionamento e o perfil dos pacientes; adicionalmente, foi feita uma pesquisa explanatória, de cunho etnográfico, por meio da observação participante em dois grupos terapêuticos, por dois anos. O processo de coleta e de interpretação dos dados foi feito de forma interativa e não sequencial, de modo retrospectivo e circular, incluindo a análise das categorias e a análise da trajetória. Os resultados indicaram que a escassez e a subnotificação de registros impedem que medidas de proteção mais amplas e profundas sejam adotadas, reforçando a posição ambivalente da instituição que parece, ao mesmo tempo, estimular e proibir o consumo de álcool a bordo.

Palavras-chave : Alcoolismo; Militares; Local de Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License