SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue2The Dry Law on Board: Preventive challenges in Brazilian NavyMarital violence according to men who were denounced by their female partners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

CARVALHAES, Flávia Fernandes de. Subjetividade e Aids: doença e militância na trajetória de mulheres hiv+. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 115-128. ISSN 1809-5267.

Nestes anos de seu reconhecimento, a AIDS tem obrigado a desnaturalizar questões sociais e culturais construídas historicamente e que são parte dos signos, normas e códigos que balizam a estrutura e a organização da sociedade, impondo outros olhares e novas perspectivas para a complexidade de questões relacionadas aos gêneros, aos corpos e à cultura. Considerando essa conjuntura, esta pesquisa foi realizada com quatro mulheres HIV+ ativistas no movimento de AIDS com o objetivo de apreender suas concepções sobre AIDS; os contextos de vulnerabilidade que possibilitaram sua infecção; suas vulnerabilidades à reinfecção; e mudanças e permanências nos campos afetivo-conjugal e da maternidade a partir da experiência da doença e da militância.

Keywords : AIDS; Gênero; Ativismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License