SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Lei Seca no Mar: desafios preventivos na Marinha do BrasilA violência conjugal na perspectiva de homens denunciados por suas parceiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

CARVALHAES, Flávia Fernandes de. Subjetividade e Aids: doença e militância na trajetória de mulheres hiv+. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 115-128. ISSN 1809-5267.

Nestes anos de seu reconhecimento, a AIDS tem obrigado a desnaturalizar questões sociais e culturais construídas historicamente e que são parte dos signos, normas e códigos que balizam a estrutura e a organização da sociedade, impondo outros olhares e novas perspectivas para a complexidade de questões relacionadas aos gêneros, aos corpos e à cultura. Considerando essa conjuntura, esta pesquisa foi realizada com quatro mulheres HIV+ ativistas no movimento de AIDS com o objetivo de apreender suas concepções sobre AIDS; os contextos de vulnerabilidade que possibilitaram sua infecção; suas vulnerabilidades à reinfecção; e mudanças e permanências nos campos afetivo-conjugal e da maternidade a partir da experiência da doença e da militância.

Palabras clave : AIDS; Gênero; Ativismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License