SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Subjetividade e Aids: doença e militância na trajetória de mulheres hiv+Amor, casamento e sexo: opinião de adultos jovens solteiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

CORTEZ, Mirian Béccheri  y  SOUZA, Lídio de. A violência conjugal na perspectiva de homens denunciados por suas parceiras. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 129-142. ISSN 1809-5267.

O estudo investigou concepções sobre relacionamento conjugal/afetivo, episódios de violência e papéis conjugais masculinos e femininos de 4 homens denunciados por agressões físicas contra suas parceiras. Os dados foram coletados através de entrevistas e analisados através do software Alceste e de Análise de Conteúdo. Verificou-se a prevalência de concepções tradicionais de gênero e a minimização das conseqüências físicas e emocionais da violência para as esposas, para eles próprios e para seus relacionamentos. Discutem-se as dificuldades dos participantes em lidar com comportamentos que consideram inadequados a uma boa mulher e a utilização da violência para controlar a parceira, preservando a masculinidade tradicional.

Palabras clave : Violência contra mulheres; Violência conjugal; Gênero; Autores de violência; Masculinidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License