SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Amor, casamento e sexo: opinião de adultos jovens solteirosMulheres médiuns e caboclas espirituais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

LINS, Samuel Lincoln Bezerra; NUNES, Aline Vieira de Lima  e  VASCONCELO, Isabel. Escala de emoções vivenciadas em ambiente familiar - BEAF. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 156-168. ISSN 1809-5267.

Buscando auxiliar profissionais e pesquisadores a investigarem emoções em ambiente familiar, o objetivo deste estudo foi observar índices de validade fatorial e consistência interna da Escala de Bem-Estar Afetivo na Família (mediante adaptação de itens da Escala de Bem-Estar Afetivo no Trabalho). Para tanto, compuseram a amostra 302 estudantes universitários, com idade média de 23 anos e 59,6% do sexo feminino. Por meio de uma análise dos componentes principais (rotação Varimax), verificou-se a existência de dois componentes, Familiar Positivo e Familiar Negativo, que apresentaram alfas de Cronbach aceitáveis aos padrões psicométricos. Tais componentes se correlacionaram na direção esperada a aceitação, identificação e importância atribuída à família pelo indivíduo, mas não apresentaram diferenças relevantes em função de sexo ou idade. Conclui-se, portanto, que a BEAF é apresentada como uma escala adequada a mensurar o contexto emocional específico do ambiente familiar.

Palavras-chave : Emoções; Família; Avaliação; Bem-Estar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License