SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Escala de emoções vivenciadas em ambiente familiar - BEAFA utilização de testes psicológicos em organizações de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques  e  ROTTA, Raquel Redondo. Mulheres médiuns e caboclas espirituais. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 169-177. ISSN 1809-5267.

A umbanda pode ser considerada um idioma cultural, que reflete tipos e experiências sociais, produzindo sentidos em vivências pessoais e coletivas. No contexto umbandista, é comum encontrarmos entidades espirituais chamadas caboclas. Neste artigo são explorados possíveis significados do uso ritual e do valor psicológico de caboclas atuantes em comunidades e em mulheres umbandistas. O estudo foi realizado em terreiros do interior de São Paulo mediante observação participante e conversas guiadas por um roteiro temático. No quadro de uma linguagem umbandista conhecida e aceita coletivamente pelas comunidades que as cultuam, independentemente de tomadas de posição quanto ao seu estatuto ontológico, encontrou-se que as marcas significantes mobilizadas pela experiência de possessão por caboclas exemplificam ideais de pessoa e impelem sua consumação.

Palavras-chave : Umbanda; Mulheres; Etnopsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License