SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Mulheres médiuns e caboclas espirituaisCriando meninos e meninas: investigação com famílias de um bairro de classe popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BAUMGARTL, Viviane Oliveira; PAGANO, Andresa Pereira  e  LACERDA, Jordana. A utilização de testes psicológicos em organizações de Minas Gerais. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 178-186. ISSN 1809-5267.

Os testes psicológicos são bastante utilizados em processos de seleção de pessoal no Brasil, no entanto muitas vezes carecem de estudos que forneçam parâmetros psicométricos que atestem sua validade e confiabilidade para a área organizacional. A presente pesquisa buscou identificar quais testes psicológicos estão sendo mais utilizados pelos psicólogos organizacionais após análise feita pelo Conselho Federal de Psicologia a partir de 2003. Participaram do estudo nove empresas mineiras, nas quais os respectivos psicólogos responderam a um questionário estruturado elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. Foram calculadas estatísticas descritivas para caracterizar as variáveis. Os resultados revelaram que os testes de personalidade estão sendo aplicados em maior proporção que os testes de inteligência. Observou-se também que 33% dos profissionais continuam utilizando instrumentos considerados reprovados após análise do Conselho. Implicações dos resultados para pesquisa e prática são discutidas.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Contexto organizacional; Inteligência; Personalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License