SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2A utilização de testes psicológicos em organizações de Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

NASCIMENTO, Célia Regina Rangel  y  TRINDADE, Zeidi Araujo. Criando meninos e meninas: investigação com famílias de um bairro de classe popular. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp. 187-200. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi conhecer as práticas educativas direcionadas a meninos e meninas na família e reconhecer as representações sociais de gênero que as orientam. Participaram pais, mães e adolescentes de ambos os sexos de 44 famílias de um bairro de classe popular. Os dados foram obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados e organizados a partir do método de análise de conteúdo. As diferenças na criação de filhos e filhas apontadas pelos participantes foram agrupadas nas seguintes categorias temáticas: Menino dá mais trabalho, Menina dá mais trabalho, Preocupações diferentes, Maneiras de conversar, Não existe diferença, A casa e a rua. Verificou-se que há diferenças na educação de meninos e meninas para os participantes e que as práticas em relação aos filhos e filhas são orientadas pelas representações sociais de gênero presentes nas famílias, prevalecendo valores tradicionais sobre o que é ser homem e ser mulher.

Palabras clave : Gênero; práticas educativas; representação social; família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License