SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Vygotsky's concept formation of consciousness and its contribution to psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SANTOS, Claudimara Chisté; ORTEGA, Antonio Carlos  and  QUEIROZ, Sávio Silveira de. Equilibração e tomada de consciência: análise do jogo Cara a Cara. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 02-12. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo é demonstrar teoricamente a viabilidade da utilização do jogo Cara a Cara para o estudo dos seguintes processos de desenvolvimento: equilibração e tomada de consciência, próprios do referencial piagetiano. O processo de construção do conhecimento passa, inclusive, pela interação sujeito/objeto e observáveis/coordenações, que são pares dialéticos envolvidos na adaptação do sujeito ao meio. Ao ter suas estruturas cognitivas desequilibradas, o sujeito precisa tentar compreender suas estratégias e as características do objeto. Fazendo isso, caminha para tomadas de consciências mais centrais, até o ponto em que consegue resolver a questão e, por algum tempo, manter suas estruturas equilibradas. O jogo Cara a Cara, conforme demonstrado ao longo desta discussão, se apresenta como um instrumento adequado para o entendimento de processos de construção do conhecimento, na medida em que permite a observação e o relato verbal acerca do que o sujeito compreende de si e do jogo.

Keywords : equilibração; tomada de consciência; jogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License