SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Equilibration and grasp of consciousness: an analysis of the gamePsychology and health: inquiring psychological practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira; ARAUJO, Sicilia Maria Moreira de; XIMENES, Veronica Morais  and  PASCUAL, Jesus Garcia. A formação do conceito de consciência em Vygotsky1 e suas contribuições à Psicologia. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 13-22. ISSN 1809-5267.

Este artigo apresenta as mudanças teóricas e metodológicas introduzidas por Vygotski na concepção dos processos psicológicos, partindo de seu conceito de consciência. Fundamentando a crítica ao idealismo e às correntes reflexiológicas de sua época, Vygotski aponta uma crise antes despercebida na Psicologia. Resgatamos neste artigo o conceito de consciência em Vygotski, fruto de um novo método para a Psicologia no qual a psique é concebida como uma construção histórico-cultural materialista, contrapondo-se à concepção de consciência metafísica e espiritual, universal e a-histórica. Vygotski denuncia que a Psicologia Soviética apresentava contradições provocadas pela leitura errônea do materialismo histórico e pela tentativa de universalização de determinadas abordagens psicológicas. Apresentamos neste trabalho as contribuições de Vygotski sobre o conceito de consciência que provocou uma transformação epistemológica na Psicologia Soviética.

Keywords : psicologia histórico-cultural; consciência; materialismo subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License