SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Vygotsky's concept formation of consciousness and its contribution to psychologyAdaptive efficacy of women with history of induced and spontaneous abortion in a Human Reproduction Ambulatory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BERNARDES, Anita Guazzelli. Psicologia e saúde: interrogando práticas psicológicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 23-32. ISSN 1809-5267.

O artigo tem como objetivo discutir a relação entre Psicologia e saúde. Para tanto, considera como vetores de análise a experiência-limite do outro e as práticas psicológicas. Utiliza como campo de reflexão as contribuições do institucionalismo em interface com outras ferramentas conceituais: ética, política e estética. A problematização da relação entre Psicologia e saúde coloca em análise a submissão da saúde à doença, para em um segundo momento considerar que, ao tornar a saúde um analisador de práticas psicológicas, se cria um campo de imprevisibilidade técnica produzido por novos agenciamentos, uma experiência-limite do outro. Esses novos agenciamentos encontram-se em territórios existenciais forjados nos limites das possibilidades de acesso a condições de vida.

Keywords : práticas psicológicas; saúde; analisador; análise institucional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License