SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3A formação do conceito de consciência em Vygotsky¹ e suas contribuições à PsicologiaEficácia adaptativa de mulheres com história de abortamento, pacientes de um Ambulatório de Reprodução índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BERNARDES, Anita Guazzelli. Psicologia e saúde: interrogando práticas psicológicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 23-32. ISSN 1809-5267.

O artigo tem como objetivo discutir a relação entre Psicologia e saúde. Para tanto, considera como vetores de análise a experiência-limite do outro e as práticas psicológicas. Utiliza como campo de reflexão as contribuições do institucionalismo em interface com outras ferramentas conceituais: ética, política e estética. A problematização da relação entre Psicologia e saúde coloca em análise a submissão da saúde à doença, para em um segundo momento considerar que, ao tornar a saúde um analisador de práticas psicológicas, se cria um campo de imprevisibilidade técnica produzido por novos agenciamentos, uma experiência-limite do outro. Esses novos agenciamentos encontram-se em territórios existenciais forjados nos limites das possibilidades de acesso a condições de vida.

Palavras-chave : práticas psicológicas; saúde; analisador; análise institucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License