SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3Psicologia e saúde: interrogando práticas psicológicasO sofrimento nas instituições e possibilidades de intervenção grupal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

HELENO, Maria Geralda Viana. Eficácia adaptativa de mulheres com história de abortamento, pacientes de um Ambulatório de Reprodução. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 33-41. ISSN 1809-5267.

O objetivo principal desta pesquisa foi investigar a eficácia adaptativa de mulheres que haviam vivenciado abortamento provocado e/ou espontâneo e frequentavam um Ambulatório de Reprodução Humana. O instrumento utilizado foi a entrevista clínica preventiva e a EDAO. Participaram do estudo dez mulheres pacientes de um ambulatório especializado em Reprodução Assistida. Os resultados deste trabalho revelaram que o abortamento teve repercussão importante no mundo interno e externo dessas mulheres. Os abortamentos provocados e espontâneos são relatados com intensa angústia, tristeza e culpa. A experiência do tratamento para engravidar, somada à experiência anterior de abortamento, intensificaram as angústias dessas mulheres. Quanto à eficácia adaptativa, duas pacientes apresentaram o diagnóstico operacionalizado de Adaptação Ineficaz Leve com bom prognóstico; quatro, com diagnóstico de Adaptação Ineficaz Moderada com prognóstico regular; e quatro apresentaram Adaptação Ineficaz Severa e o prognóstico foi reservado. Recomenda-se, em todos os casos, o encaminhamento para avaliação psicológica.

Palavras-chave : abortamento; adaptação; infertilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License