SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Adaptive efficacy of women with history of induced and spontaneous abortion in a Human Reproduction AmbulatorySocial therapy: human development and social change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MORETTO, Cybele Carolina  and  TERZIS, Antonios. O sofrimento nas instituições e possibilidades de intervenção grupal. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 42-47. ISSN 1809-5267.

Este trabalho apresenta algumas concepções psicanalíticas sobre as relações grupais estabelecidas no contexto das instituições e pretende contribuir para uma compreensão mais aprofundada destas, de forma a instrumentalizar os trabalhos desenvolvidos nessa área. O estudo está baseado no pressuposto de que a instituição, ainda que seja um campo heterogêneo ao da psicanálise tradicional, constitui-se um dispositivo capaz de manifestar os efeitos do inconsciente, tornando possível um trabalho de orientação psicanalítica. O estudo parte da atuação profissional dos autores, além de trazer um recorte, ao final, de uma pesquisa de mestrado tratando do tema dos grupos nas instituições.

Keywords : psicanálise; grupo; instituição; equipe de trabalho; sofrimento psíquico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License