SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3The suffering in institutions and possibilities of group interventionFantasia e a transferência: articulações a partir do texto Gradiva de Jensena author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

CAMARGO-BORGES, Celiane. Terapia social: desenvolvimento humano e mudança social. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 48-58. ISSN 1809-5267.

Este artigo teve como objetivo uma introdução aos fundamentos teórico-metodológicos da terapia social e sua aplicação prática como intervenção grupal, desenvolvida sob a perspectiva marxista pós-moderna e inspirada na teoria de desenvolvimento de Vygotsky. É uma terapia performática ainda pouco conhecida no Brasil. Neste artigo, inicialmente, apresenta-se o percurso histórico de desenvolvimento dessa perspectiva e seus principais autores. Posteriormente, serão apresentados seus conceitos e metodologia e, por fim, sua prática e a forma de trabalho em grupo, marcas registradas dessa terapia. Tendo, em sua proposta, o foco constante na construção da grupalidade e na emancipação, a terapia social tem sido apresentada como possibilidade de trabalho grupal potente na construção da mudança social.

Keywords : terapia social; práticas grupais; desenvolvimento humano; mudança social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License