SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3Fantasia e a transferência: articulações a partir do texto Gradiva de JensenaValoração da leitura por recém-ingressos em Pedagogia: reflexões para a prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GARCIA, Claudia Amorim  e  PENNA, Carla Maria Pires e Albuquerque. O trabalho do negativo e a transmissão psíquica. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 68-79. ISSN 1809-5267.

Este trabalho discute inicialmente o conceito de negativo em psicanálise, a partir das contribuições de André Green, apontando tanto para seus aspectos patológicos quanto estruturantes para o processo de constituição psíquica. A seguir discorre sobre a importância do trabalho do negativo para a investigação da transmissão psíquica transgeracional, principalmente quando conteúdos negativados e não representados são transmitidos psiquicamente através de gerações, nos moldes do objeto que não se deixa apagar, causando prejuízos consideráveis nas constituições subjetivas. Nesses casos, presenciamos o fracasso da ação estruturante do negativo que pode se apresentar na face defensiva de pactos denegativos, em certos contratos narcisistas e também na telescopagem de gerações.

Palavras-chave : negativo; trabalho do negativo; transmissão psíquica; transgeracionalidade; objeto primário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License