SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Valoração da leitura por recém-ingressos em Pedagogia: reflexões para a prática docenteValidation of the Brazilian Version of the Boundaryless Career Attitudes Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

DALMASO, Sandra Aparecida Resende  and  COUTINHO, Maria Chalfin. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 93-105. ISSN 1809-5267.

Objetivamos compreender os sentidos produzidos por cobradores de ônibus sobre as tecnologias. As observações de cunho etnográfico (no terminal e nos ônibus), com uso do Diário de Campo, formaram a base para as entrevistas com os cinco cobradores e um motorista. A psicóloga e o gerente de tráfego também foram entrevistados. A partir do referencial teórico-metodológico do construcionismo social, criamos duas categorias de análises: a) implantação do Sistema Integrado e mudanças no trabalho; e b) os sentidos da tecnologia em uso no transporte. Esta última reúne sentidos tanto positivos (tecnologias incorporadas) quanto antagônicos (embarcadas). A catraca, principal repre-sentante das tecnologias embarcadas, agiliza e traz maior segurança e é também a causa de maior controle do trabalho e da insegurança em relação ao futuro. A tecnologia, vista como responsável pela submissão e substituição do trabalhador, desconsidera qualquer relação sócio-histórica nela materializada.

Keywords : produção de sentidos; trabalho e tecnologia; transporte público urbano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License