SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Tecnologia e trabalho: sentidos produzidos no cotidiano do transporte coletivo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

OLIVEIRA, Manoela Ziebell de et al. Validação da Versão Brasileira da Escala de Atitudes de Carreira Sem-Fronteiras. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 106-114. ISSN 1809-5267.

O conceito de carreira sem-fronteiras define a carreira de acordo com os diferentes graus de movimentações físicas e psicológicas que um indivíduo encara em sucessivas situações de emprego. O presente artigo propõe a adaptação e validação da Escala de Atitudes de Carreira Sem-fronteiras (EACSF) para o Brasil. Para tanto dividiu-se em três estudos: 1) piloto, 2) validação e 3) comparação de grupos com duas amostras independentes, que totalizaram 446 profissionais brasileiros. A versão final da EACSF apresentou 10 itens, KMO de 0,82 e variância explicada de 63,3%. Os índices de confiabilidade (alpha de Cronbach) da escala (0,77) e das subescalas de mobilidade psicológica (0,88) e mobilidade física (0,79) foram considerados bons. A EACSF é um instrumento de interesse para a avaliação e monitoramento de intervenções em orientação profissional e planejamento de carreira.

Keywords : carreira sem-fronteiras; atitudes; planejamento de carreira; mobilidade; avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License