SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1University program for the elderly: the structure of social representation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

COUTINHO, Luciana Gageiro. Pesquisa-intervenção na escola: adolescência, educação e inclusão social. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 2-10. ISSN 1809-5267.

O artigo trata da importância da instituição educativa no trabalho psíquico da adolescência, supondo que este inclui necessariamente a relação com o social e a cultura. Aborda as dificuldades na relação entre o jovem e a escola hoje, diante das mudanças na transmissão do saber e na aquisição do conhecimento, bem como do cenário atual de enfraquecimento das instituições da Modernidade como referências nos processos de subjetivação. Discute a questão da inclusão social de jovens, levando em conta que o atravessamento da adolescência inclui as experiências proporcionadas pela escola como instituição primordial na socialização de crianças e jovens. A partir de experiência de pesquisa-intervenção anterior, apresenta possibilidades de encaminhamento de soluções para os impasses na relação do jovem com a educação através da realização de grupos de reflexão com adolescentes nos quais as relações na escola e com a escola possam ser faladas, compartilhadas e repensadas.

Keywords : Subjetivação; Adolescência; Educação; Inclusão social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License