SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Pesquisa-intervenção na escola: adolescência, educação e inclusão socialCriatividade em aula: percepção de alunos de dois estados brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SIMONEAU, Adriana  e  OLIVEIRA, Denize Cristina de. Programa universitário para pessoas idosas: a estrutura da representação social. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 11-21. ISSN 1809-5267.

O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar os conteúdos e a estrutura da representação social de um programas universitários para a terceira idade (UnATI), a partir do olhar das pessoas idosas. A amostra foi constituída por 138 pessoas idosas que participam da UnATI-UERJ. A coleta dos dados foi realizada por meio da técnica de associação livre, a partir do estímulo indutor - “UnATI”, e a análise pela técnica do quadro de quatro casas. Contou-se com auxílio do software EVOC. Os resultados permitem concluir que existe uma representação altamente positiva dos programas universitários para pessoas idosas, que se apoia sobre valores morais hegemônicos presentes na sociedade, como o conhecimento e a aprendizagem, mas também ressalta sua função social propiciando o estabelecimento de laços de amizade, união, alegria, valorização da pessoa idosa e integração social.

Palavras-chave : Representações sociais; Evocações livres; Pessoa idosa; Programas universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License