SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1University program for the elderly: the structure of social representationSocial skills in tobacco users: literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

GONCALVES, Fernanda do Carmo; FLEITH, Denise de Souza  and  LIBORIO, Ana Clara Oliveira. Criatividade em aula: percepção de alunos de dois estados brasileiros. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 22-30. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima para criatividade em sala de aula nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de 93 alunos de uma escola pública em Minas Gerais (MG) e 94 do Distrito Federal (DF), matriculados no 6º ano do ensino fundamental. A Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de ideias do aluno, autopercepção do aluno com relação à criatividade, interesse do aluno pela aprendizagem, autonomia do aluno e estímulo da professora à produção de ideias do aluno. Os resultados indicaram diferenças significativas quando comparadas às percepções de alunos de MG e do DF nas duas disciplinas. Foi observado ainda que os alunos de MG avaliaram mais positivamente o clima de sala de aula para criatividade na disciplina de Matemática do que na de Língua Portuguesa. Não foram encontradas diferenças na percepção dos alunos do DF na comparação das duas disciplinas.

Keywords : Criatividade; Sala de aula; Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License