SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Criatividade em aula: percepção de alunos de dois estados brasileirosImpulsividade na obesidade: questões conceituais e metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RODRIGUES, Viviane Samoel; SILVA, Jaqueline Garcia da  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Habilidades sociais e tabagismo: uma revisão de literatura. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 31-41. ISSN 1809-5267.

Tabagistas que apresentam baixa competência social, situações de estresse, baixa autoestima e ansiedade tendem a fumar para enfrentar a vida diária, pressões e conflitos. Realizou-se uma revisão sobre habilidades sociais (HS) e tabagismo através de buscas nas bases de dados Medline, Scielo, Psycinfo e EBSCO no período de 1998 a 2008. Os descritores utilizados foram: social skills, social competence, assertiveness, tobacco, cigarette, nicotine and drug abuse. Encontraram-se 134 artigos, sendo 21 com ênfase na avaliação de habilidades sociais no uso de substâncias e apenas 11 artigos referiam habilidade social relacionada especificamente ao tabagismo. Estes foram divididos em quatro categorias: déficit de HS e tabagismo, fatores de risco em adolescentes tabagistas, assertividade/recusa para fumar e Treinamento de Habilidades Sociais (THS). As pesquisas apontaram principalmente déficit em habilidades sociais como fator de risco ao início do consumo. Também foram encontrados artigos sobre tabagistas que apresentavam dificuldade para recusar o cigarro. Além disso, estudos mostram que o THS tem sido eficaz para a cessação do tabagismo.

Palavras-chave : Habilidades Sociais; Interação social; Tabagismo; Dependência de nicotina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License