SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Habilidades sociales y tabaquismo: una revisión de la literatureVersión brasileña de lo “BITE” para su uso en adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

PEREIRA, Cibele  y  CHEHTER, Ethel Zimberg. Impulsividade na obesidade: questões conceituais e metodológicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 42-51. ISSN 1809-5267.

Na abordagem clínica da obesidade, aspectos psicológicos e fatores ambientais são alvo de manejo que melhor podem contribuir para a perda de peso. Dentre os aspectos psicológicos, a impulsividade destaca-se como componente importante da compulsão alimentar que pode levar à obesidade. Objetivo: Descrever os estudos que investigaram a relação impulsividade e obesidade. Método: Pesquisa na base de dados Bireme com os descritores impulsivity and obesity em títulos ou resumos no período de 2002 a 2009. Resultados: A pesquisa retornou 44 artigos, dos quais foram selecionados 22 com foco no estudo da impulsividade associada à obesidade, hiperfagia e/ou compulsão alimentar. Conclusão: Estudos voltados à investigação da associação obesidade, transtorno de hiperatividade e déficit de atenção e transtorno da compulsão alimentar periódica prometem avanços na identificação de um denominador comum, mas demandam instrumentos mais específicos que possam ser usados em amostras expressivas.

Palabras clave : Impulsividade; Compulsão alimentar; Obesidade; Transtornos alimentares; Transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License