SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1Brazilian version of the “BITE” for use in adolescentsThe esthetic experience from a phenomenological point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BRUNS, Maria Alves de Toledo. Psicoterapeutas iniciantes: os desafios das diversidades afetivo-sexuais. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 64-74. ISSN 1809-5267.

O presente artigo consiste em um relato de experiência a partir de supervisões de casos de clientes com queixas afetivo-sexuais atendidos por psicoterapeutas iniciantes seguidores da terapia centrada na pessoa, de Carl Rogers (1902-1987), e na Gestalt-terapia, de Fritz Perls (1893-1970). Seu objetivo é refletir criticamente sobre limitações existentes na formação desses psicoterapeutas acerca das diversidades sexuais contemporâneas na interface com o paradigma fenomenológico existencial, considerando que o sujeito contemporâneo vem sofrendo profundas modificações em seu lebenswelt, mundo vivido, em suas relações afetivas, emocionais e sexuais, as quais, dialeticamente, refletem seu aprisionamento ao paradigma de um prazer sexual isento de frustrações e conflitos, ou seja, de crises inerentes aos horizontes de crescimento individual. O texto constitui-se numa interlocução crítico-reflexiva com autores comprometidos com essas questões, que vêm apontando os impasses e desafios da clínica pós-moderna.

Keywords : Terapeutas iniciantes; Formação profissional; Diversidades sexuais; Fenomenologia; Clínica contemporânea.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License