SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Versão brasileira do “BITE” para uso em adolescentesA experiência estética sob um olhar fenomenológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BRUNS, Maria Alves de Toledo. Psicoterapeutas iniciantes: os desafios das diversidades afetivo-sexuais. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 64-74. ISSN 1809-5267.

O presente artigo consiste em um relato de experiência a partir de supervisões de casos de clientes com queixas afetivo-sexuais atendidos por psicoterapeutas iniciantes seguidores da terapia centrada na pessoa, de Carl Rogers (1902-1987), e na Gestalt-terapia, de Fritz Perls (1893-1970). Seu objetivo é refletir criticamente sobre limitações existentes na formação desses psicoterapeutas acerca das diversidades sexuais contemporâneas na interface com o paradigma fenomenológico existencial, considerando que o sujeito contemporâneo vem sofrendo profundas modificações em seu lebenswelt, mundo vivido, em suas relações afetivas, emocionais e sexuais, as quais, dialeticamente, refletem seu aprisionamento ao paradigma de um prazer sexual isento de frustrações e conflitos, ou seja, de crises inerentes aos horizontes de crescimento individual. O texto constitui-se numa interlocução crítico-reflexiva com autores comprometidos com essas questões, que vêm apontando os impasses e desafios da clínica pós-moderna.

Palavras-chave : Terapeutas iniciantes; Formação profissional; Diversidades sexuais; Fenomenologia; Clínica contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License