SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Psicoterapeutas iniciantes: os desafios das diversidades afetivo-sexuaisViolência doméstica: um estudo bibliométrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

REIS, Alice Casanova. A experiência estética sob um olhar fenomenológico. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp. 75-86. ISSN 1809-5267.

Este artigo enfoca a experiência estética como um fenômeno centrado na percepção sensível. O trabalho desenvolve-se por meio de uma pesquisa em psicologia social baseada na fenomenologia, sobretudo nas vertentes de Merleau-Ponty e Dufrenne. A experiência estética é concebida como um modo de relação mediado pela percepção sensível de um objeto estético. São analisados diversos aspectos envolvidos na experiência estética: sua dimensão sensível e relacional; de que modo se constituem nessa experiência o sujeito e o objeto estético; a corporeidade da experiência estética; a questão da intencionalidade na estética; a experiência estética da Natureza. Conclui-se que há uma significação ontológica na experiência estética, pois ela se configura como abertura ao diferente a partir do contato com a alteridade, promovendo no sujeito um novo olhar sobre a realidade. Pontua-se ao final a relevância dessa experiência para a Psicologia Social.

Palavras-chave : Experiência estética; Percepção; Alteridade; Psicologia social; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License