SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2"Consumo, logo existo": os sentidos do consumo na economia solidáriaO novo (velho) homem: o masculino nos livros de autoajuda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PIMENTEL, Carlos Eduardo  e  GUNTHER, Hartmut. Comportamento agressivo em shows musicais: analisando notícias de jornal impresso. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.2, pp. 14-27. ISSN 1809-5267.

Neste artigo relata-se uma análise de conteúdo das notícias sobre comportamento agressivo em shows musicais veiculadas em jornal Correio Braziliense, Brasília, DF. Esta análise permite entender comportamentos agressivos em shows, quais as características destas situações e como a mídia impressa tratou o assunto. A despeito da influência dos jornais na formação de opiniões públicas, transmissão de atitudes e repertórios comportamentais, evidenciou-se que este tipo de análise ainda é escasso na literatura da psicologia social brasileira. Com o objetivo, portanto, de contribuir com a área realizou-se esta pesquisa exploratória com 31 artigos de jornal. Os resultados da análise de conteúdo apontam que os comportamentos agressivos aconteceram em shows dos mais diversos estilos musicais. Com base na teoria social cognitiva e pesquisas prévias sobre a análise de jornais discutimos os principais resultados.

Palavras-chave : Jornais; Comportamento agressivo; Shows musicais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License