SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Comportamento agressivo em shows musicais: analisando notícias de jornal impressoSobre a psicopatia e sua avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ALMEIDA, Sônia  e  JABLONSKI, Bernardo. O novo (velho) homem: o masculino nos livros de autoajuda. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.2, pp. 28-38. ISSN 1809-5267.

O presente trabalho aborda o tema da imagem masculina sob o aspecto da comunicação interpessoal em duas obras de autoajuda para casais: Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? de Pease e Pease, e Homens são de marte, mulheres são de Vênus, de Gray. Partindo de pressupostos da psicologia social e de contribuições teóricas de ciências afins, e utilizando como instrumento metodológico o MEDs (Método de Explicitação do Discurso Subjacente), são contempladas questões referentes ao livro de autoajuda com relação aos papéis masculinos. As duas obras reverberam predominantemente uma imagem masculina já encontrada na sociedade, disponibilizando para o homem um leque de condutas que, provavelmente, o levará aos mesmos conflitos já vivenciados por ele. Os resultados desta pesquisa visam trazer subsídios para um melhor entendimento sobre a condição sociocultural do homem na atualidade.

Palavras-chave : Autoajuda; Comunicação homem-mulher; Papéis de gênero; Identidade masculina; Psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License