SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2O novo (velho) homem: o masculino nos livros de autoajudaConsiderações sobre o conceito de estabilização nas psicoses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

NUNES, Laura Marinha. Sobre a psicopatia e sua avaliação. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.2, pp. 39-48. ISSN 1809-5267.

A história da caracterização e avaliação sistemáticas da psicopatia foi sendo acompanhada de diferentes abordagens pautadas por diversos focos centrais, tanto convergentes como divergentes, que têm tido implicações na forma como se pode definir a perturbação e desenvolver a sua avaliação. Por isso, este artigo procura explorar as variadas abordagens ao conceito de psicopatia e conciliar diferentes pontos de vista, visando a apresentação de uma proposta de avaliação integrada. Para tanto, procedeu-se a uma revisão bibliográfica, procurando os diferentes focos de análise valorizados pelas díspares perspectivas, no sentido de que se chegasse a um plano avaliativo integrador dos múltiplos contributos. Num quadro de tão elevada complexidade, importa considerar o conhecimento fornecido pelas mais diversas fontes, em um registro de complementaridade.

Palavras-chave : Psicopatia; Avaliação clínica; Avaliação estruturada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License