SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Sobre a psicopatia e sua avaliaçãoFuncionamento diferencial dos itens do Teste Cloze por Opção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

JACINTO, Regina Santos  e  COSTA, Ana Maria Medeiros da. Considerações sobre o conceito de estabilização nas psicoses. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.2, pp. 49-57. ISSN 1809-5267.

Discute-se o conceito de estabilização nas psicoses, a partir da teoria psicanalítica de orientação lacaniana. Procura-se, a partir de determinados textos lacanianos e algumas releituras, cernir a especificidade deste conceito em psicanálise, em suas possibilidades e limites. Para tanto, parte-se do estudo da estabilização referida à construção de uma realidade estabilizada, através da análise do esquema da estabilização schreberiana, e introduz-se um modo de pensar o trabalho de estabilização para além da dimensão significante. Finaliza-se com a apresentação do que Maleval nomeia como lógica quaternária do delírio, que estaria em jogo no esforço delirante de poder veicular uma estabilização.

Palavras-chave : Psicose; Psicanálise; Estabilização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License