SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Consideraciones sobre el concepto de estabilización en las psicosisLudoteca en la escuela: tiempo/espacio y sentidos del jugar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  y  PIOVEZAN, Nayane Martoni. Funcionamento diferencial dos itens do Teste Cloze por Opção. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.2, pp. 58-68. ISSN 1809-5267.

O estudo visou analisar o funcionamento diferencial dos itens do Teste de Cloze por Opção EM/U o qual avalia compreensão em leitura. Participaram 489 estudantes. Destes, 206 universitários de instituição particular, sendo 79,1% do gênero feminino, com idade média de 25,89 anos (DP = 6,79). Outros 283 alunos do Ensino Médio (EM), com média de idade de 15,98 anos (DP = 1,27), 52,7% de escola pública e 54,8% do gênero feminino. O teste foi aplicado de forma coletiva. Constatou-se que quatro itens (10%) tiveram os maiores índices de dificuldade. Verificou-se apenas um item (2,5%) fora do limite adequado para outfit. Constatou-se que o conjunto de itens desse teste está ajustado do ponto de vista estrutural e que é relativamente fácil para esses estudantes respondê-lo. Doze itens (30%) estão funcionando diferencialmente para o EM e Superior. Novos estudos são necessários para ampliar o conhecimento acerca do teste e adequação à população a que se destina.

Palabras clave : Funcionamento Diferencial do Item; Compreensão de leitura; Teoria de Resposta ao Item.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License