SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Brinquedoteca na escola: tempos/espaços e sentidos do brincarFamília e tecnologias reprodutivas: considerações sobre a transmissão psíquica geracional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

ZANOTTI, Susane Vasconcelos  e  XAVIER, Hélida Vieira da Silva. Atenção à saúde de pacientes com ambiguidade genital. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.2, pp. 82-91. ISSN 1809-5267.

A presente pesquisa buscou conhecer e compreender as ações envolvidas na atenção à saúde de pacientes com ambiguidade genital em um Hospital Geral do Nordeste. A metodologia consistiu em levantamento de dados nos prontuários para identificar os casos de ambiguidade genital atendidos no período de 2003 a 2007 e entrevistas com profissionais da área de saúde. A chegada ao hospital de um sujeito com genitália ambígua fomenta questões delicadas pertinentes ao diagnóstico e tratamento à problemática. Este último esbarra em limitações relacionadas à infraestrutura do hospital. Somado a isso, as dificuldades geradas pela dinâmica hospitalar restringe a conduta dos profissionais de saúde envolvidos na atenção à saúde de pacientes com ambiguidade genital.

Palavras-chave : Ambiguidade genital; Atenção à saúde; Hospital geral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License