SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Atenção à saúde de pacientes com ambiguidade genitalTransmissão psíquica geracional familiar no adoecimento somático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MONTEIRO, Camila Fonteles d'Almeida  e  TEIXEIRA, Leônia Cavalcante. Família e tecnologias reprodutivas: considerações sobre a transmissão psíquica geracional. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.2, pp. 92-101. ISSN 1809-5267.

Este trabalho teve como objetivo discutir a transmissão psíquica geracional nas configurações familiares advindas do processo de reprodução medicamente assistida. Ao debatermos esse tema nos remetemos a assuntos tais como infertilidade, desejo de ter filhos, discurso técnico-científico vigente e atuação do poder da biomedicina. O estudo de tais questões foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica com enfoque na teoria psicanalítica. A psicanálise resgata a dimensão da subjetividade, do desejo, da sexualidade e da filiação como inserção simbólica, ressaltando o que é transmitido na família através dos processos inconscientes. O importante para o desenvolvimento é que sejam transmitidos, através das funções materna e paterna, os interditos fundamentais e a lei do desejo, para que cada um possa subjetivar-se e inserir-se na cultura.

Palavras-chave : Família; Psicanálise; Reprodução medicamente assistida; Transmissão psíquica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License