SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Família e tecnologias reprodutivas: considerações sobre a transmissão psíquica geracional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CARNEIRO, Terezinha Feres; LISBOA, Aline Vilhena  e  MAGALHAES, Andrea Seixas. Transmissão psíquica geracional familiar no adoecimento somático. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.2, pp. 102-113. ISSN 1809-5267.

Este estudo apresenta uma discussão acerca do processo de transmissão psíquica familiar e sua possível influência no adoecimento somático. Tem como objetivo compreender a somatização a partir da transmissão de um legado não representado entre gerações. O adoecimento é entendido como sofrimento psíquico familiar, decorrente de conteúdos não elaborados que gerariam impasses nas relações. A doença é concebida como resultado de abandono e de fragilidade, marcada por histórias contadas através das gerações, engessando o investimento afetivo. Por outro lado, a condição impactante de um adoecer pode levar os membros a reelaborarem conflitos e a recontarem a própria história. A escuta analítica do terapeuta de família possibilita a compreensão do material recalcado presente nos mitos, censuras e segredos familiares. Nessa direção, a clínica de família facilita a retomada, a re-significação e o fortalecimento de processos psíquicos, visando à promoção da saúde emocional do grupo.

Palavras-chave : Transmissão psíquica; Adoecimento somático; História familiar; Terapia psicanalítica de família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License