SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 special issueTrainees, ties and commitment with organizations licensors of probation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

SATO, Leny et al. As tramas psicossociais da cooperação e da competição em diferentes contextos de trabalho. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 2-14. ISSN 1809-5267.

Argumenta-se a favor da abordagem dos aspectos que sustentam a cooperação e a competição, como práticas sociais, nas suas implicações em termos psicossociais e nos sentidos a elas atribuídos em diferentes contextos de trabalho. Nos estudos de caso discutidos, a cooperação na empresa capitalista, que ignora a competição entre os diferentes interesses dos operários, revela seu limite; na feira livre, as regras que controlam e regulam a estreita convivência entre os feirantes (fortemente baseadas na cultura e na história) sinalizam os limites da competição e desfazem a ideia de que cooperação e competição seriam mutuamente exclusivas; por fim, em cooperativas autogeridas, a cooperação formal e a conformação de acordos coletivos exige, simultaneamente, o confronto ou a competição entre pontos de vista. Esta leitura das diversas relações entre cooperação e competição mostra que elas estabelecem configurações peculiares, de acordo com a estrutura social e os valores sociais, a história, a tradição e a cultura.

Keywords : Psicologia social do trabalho; Processos organizativos; Micropolítica; Cooperação; Competição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License