SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 special issueThe psychosocial meshes of cooperation and competition in different work contextsOut of the game?: the black youths in the labor market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

RIBEIRO, Andresa Darosci Silva  and  TOLFO, Suzana da Rosa. Estagiários, vínculos e comprometimento com as organizações concedentes de estágio. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 15-25. ISSN 1809-5267.

As transformações econômicas e sociais no capitalismo atual alteraram os contratos de trabalho. Um dos resultados é a expansão de modelos contratuais, como o contrato de estágio, que atinge as relações de trabalho e o vínculo organizacional dos trabalhadores. Nesta pesquisa, investigou-se o vínculo dos estagiários com as organizações concedentes de estágio, com base no comprometimento organizacional. Os participantes selecionados foram 22 estagiários ativos em organizações privadas articuladas a um Centro de Integração Empresa-Escola. Os dados desta pesquisa foram obtidos indiretamente, por meio de grupos focais e documentos. Os estagiários verbalizaram que se mantêm nas organizações de estágio por razões instrumentais como a possibilidade de remuneração e efetivação, o trabalho em ambientes agradáveis e o conhecimento adquirido. Os estagiários também se vinculam normativamente: cumprem as normas e realizam as atividades solicitadas para retribuir o que a organização fez ou faz por eles.

Keywords : Comprometimento organizacional; Estágio; Universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License