SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número especialEstagiários, vínculos e comprometimento com as organizações concedentes de estágioCenas de trabalho: a fotografia como recurso metodológico para expressar os sentidos do trabalho juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, Elisabete Figueroa dos  e  SCOPINHO, Rosemeire Aparecida. Fora do jogo?: jovens negros no mercado de trabalho. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 26-37. ISSN 1809-5267.

A partir da revisão de estudos e documentos que discutem os indicadores sociais recentes sobre as condições de vida dos negros no Brasil, procuramos compreender como as construções racistas estabeleceram, histórica e socialmente, um acordo simbólico em que eles permanecem às margens da sociedade e encontram dificuldades para existirem como sujeitos de direitos, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho. Neste mercado, os jovens negros não estão excluídos ou "fora do jogo", mas dele têm participado em condições precárias e desiguais em relação aos brancos. Com base na ideia de juventude como construção social, recorremos à história para mostrar que a apartação social dos negros foi criada no sistema escravocrata e, amplamente sustentada no período pós-abolição por meio de políticas governamentais e outros dispositivos ideológicos; resgatamos indicadores sociais das condições de vida da população negra, especialmente sobre a posição dos jovens no mercado formal de trabalho; e, finalmente, consideramos os possíveis impactos psicossociais do histórico traçado e das desigualdades identificadas para os jovens pertencentes esse grupo etnicorracial.

Palavras-chave : Jovens negros; Trabalho; Discriminação racial; Indicadores sociais; Políticas públicas de ações afirmativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License