SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número especialFora do jogo?: jovens negros no mercado de trabalhoJuventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BORGES, Regina Célia Paulineli  e  COUTINHO, Maria Chalfin. Cenas de trabalho: a fotografia como recurso metodológico para expressar os sentidos do trabalho juvenil. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 38-48. ISSN 1809-5267.

O presente texto visa apresentar o uso da fotografia como procedimento articulado à entrevista em pesquisas com jovens. Trata-se de investigação qualitativa sobre os sentidos do trabalho para jovens em sua primeira experiência profissional, cujos instrumentos para coletar as informações foram: entrevista semiestruturada e fotografia. Como exemplo, apresenta-se o caso de um jovem trabalhador. Na primeira entrevista, o jovem foi instado a falar sobre sua vida pessoal e familiar, em especial sobre o trabalho, após, lhe foi solicitado produzir imagens de cenas sobre trabalho. Reveladas as fotografias, foi realizada nova entrevista na qual o jovem narrou suas compreensões sobre os sentidos das imagens produzidas. A partir das transcrições dos discursos produzidos nas entrevistas, foi realizada a análise dos Núcleos de Significação do material, organizado em três categorias: 1) inserção no mercado de trabalho; 2) trabalho e vida cotidiana e 3) valor do trabalho. A análise deste caso revela o quanto o trabalho é central na vida do entrevistado. Conclui-se, apontando o quanto o uso de fotografias revelou-se um recurso metodológico enriquecedor em pesquisas com jovens.

Palavras-chave : Trabalho; Sentidos; Juventude; Fotografia; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License