SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número especialCenas de trabalho: a fotografia como recurso metodológico para expressar os sentidos do trabalho juvenilJuventude e trabalho: construindo a carreira em situação de vulnerabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MANDELLI, Maria Teresa; SOARES, Dulce Helena Penna  e  LISBOA, Marilu Diez. Juventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissional. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 49-57. ISSN 1809-5267.

O artigo discute os temas juventude e projeto de vida, articulando-os com as concepções da psicologia sócio-histórica e da sociologia da juventude, no que se refere à compreensão de como se constitui a subjetividade. Trata-se de uma reflexão teórica sobre a categoria projeto de vida aplicada à orientação profissional de jovens de classes econômicas menos favorecidas. Essa categoria contempla a dinâmica da constituição das identidades e pode ser aplicada na orientação profissional junto a programas de inserção da juventude no mundo do trabalho. O orientador profissional, ao auxiliar o jovem em sua inserção no mercado de trabalho e na construção de sua trajetória profissional, participa da construção do projeto de vida dele. Portanto, segundo as teorias que fundamentam este artigo, o jovem, tendo maior autonomia, se constituirá como protagonista de seu processo de inserção profissional, para a construção de seu futuro.

Palavras-chave : Juventude; projeto de vida; orientação profissional; identidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License