SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número especialJuventude e projeto de vida: novas perspectivas em orientação profissionalPrecariedade do trabalho e da vida de catadores de recicláveis em Fortaleza, CE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

RIBEIRO, Marcelo Afonso. Juventude e trabalho: construindo a carreira em situação de vulnerabilidade. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 58-70. ISSN 1809-5267.

O artigo analisou os sentidos, caminhos e estratégias para a construção inicial da carreira de jovens em busca de trabalho, entre 18 e 24 anos e recrutados(as) num centro de intermediação de trabalho que, pela precariedade de suas condições objetivas e subjetivas, são considerados(as) vivendo em situação de vulnerabilidade psicossocial. De base qualitativa, o estudo realizou 30 entrevistas semiestruturadas e uma análise de conteúdo. Os achados apontaram que o sentido do trabalho seria de satisfação de demandas, não de um valor central a cultivar. Assim, a experiência de trabalho lhe atribuiria sentido pela construção de relações sociais baseadas no respeito (sentido psicossocial) e pelo ganho financeiro (sentido material). Porém, naturalizam a situação sociolaboral, resultando em conformismo e dificuldade de planejamento futuro pela necessidade de atender demandas presentes. Sua saída é desenvolver-se e adaptar-se continuamente, construindo suas carreiras em situação de vulnerabilidade.

Palavras-chave : Jovens; Carreira; Valor do trabalho; Vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License