SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número especialJuventude e trabalho: construindo a carreira em situação de vulnerabilidadeTrabalho e saúde mental: repercussões das formas de precariedade objetiva e subjetiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MACIEL, Regina Heloisa et al. Precariedade do trabalho e da vida de catadores de recicláveis em Fortaleza, CE. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 71-82. ISSN 1809-5267.

O artigo discute condições de vida e trabalho de jovens, adultos na meia-idade e idosos que trabalham como catadores de recicláveis nas ruas de Fortaleza, CE. Foram oito entrevistados com idades entre 20 a 85 anos, homens e mulheres. As entrevistas indicam que: todos têm baixa escolaridade; tiveram infância e adolescência marcadas por carências material e afetiva e inserção precoce em trabalhos precários; o trabalho atual dá continuidade a vivências anteriores de precariedade de vida e surge da dificuldade de inserção no mercado formal; os jovens revelam desalento, fracasso e falta de perspectivas; os trabalhadores de meia-idade e os idosos construíram uma rede de proteção através de associações de catadores; todos sentem preconceito no olhar "dos outros", que veem um catador como "lixeiro", "mendigo, urubu", ou um possível "ladrão". Enfim, consideram que a cata de recicláveis é fundamental para a própria sobrevivência e a da família e é, sobretudo, um trabalho "direito".

Palavras-chave : Catadores de materiais recicláveis; Trabalho precário; Informalidade; Histórias de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License