SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número especialPrecariedade do trabalho e da vida de catadores de recicláveis em Fortaleza, CETrabalho imaterial e contemporaneidade: um estudo na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BERNARDO, Marcia Hespanhol; NOGUEIRA, Francisco Ronald Capoulade  e  BULL, Sandra. Trabalho e saúde mental: repercussões das formas de precariedade objetiva e subjetiva. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 83-93. ISSN 1809-5267.

Partindo dos resultados de duas pesquisas em Psicologia Social, este artigo tem como objetivo discutir as repercussões psíquicas do trabalho em dois diferentes contextos. No primeiro, de trabalhadores da indústria automobilística, observou-se um sofrimento psíquico relacionado à contradição entre o discurso e a prática das empresas. As condições vivenciadas pelos trabalhadores, possibilitadas pelo temor do desemprego, conformam um tipo de 'precarização subjetiva'. No segundo contexto, focalizaram-se os trecheiros, pessoas em situação de rua que sobrevivem de trabalhos informais. Apesar de vivenciarem uma 'precariedade objetiva', estes se afirmam como trabalhadores e têm no uso abusivo do álcool a maior repercussão psíquica de sua situação. Conclui-se que ambos fazem parte do mesmo fenômeno, a precarização social contemporânea, que afeta os primeiros por sua submissão a condições de trabalho extremas e, os segundos, pela impossibilidade de exercer o trabalho, que é constituinte da subjetividade humana.

Palavras-chave : Relações de trabalho; Saúde mental; Precarização social; Trecheiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License