SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 special issueWork and mental health: implications of objective and subjective precarization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

MERLO, Alvaro Roberto Crespo; TRAESEL, Elisete Soares  and  BAIERLE, Tatiana Cardoso. Trabalho imaterial e contemporaneidade: um estudo na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.spe, pp. 94-104. ISSN 1809-5267.

Este artigo apresenta uma discussão sobre saúde mental no contexto do trabalho imaterial./ Parte dos resultados de duas pesquisas, alicerçadas teórica e metodologicamente na Clínica Psicodinâmica do Trabalho, que buscaram conhecer a psicodinâmica do contexto de trabalho da enfermagem de um hospital e de uma guarda municipal, profissões que tem o contato humano no cerne de seu fazer, caracterizando-se por um produto intangível. Às exigências do trabalho na contemporaneidade, soma-se o incremento do setor de serviços e a maximização do trabalho imaterial. As intervenções facilitaram a construção de um espaço de discussão coletiva, criando brechas na opacidade da organização do trabalho, possibilitando uma visibilidade do sofrimento dos trabalhadores. Por meio deste espaço de interação, trocas e convivência, potencializa-se a circulação da palavra e a capacidade de criação, favorecendo o reconhecimento, a saúde e a emancipação dos trabalhadores.

Keywords : Psicodinâmica do trabalho; Clínica do trabalho; Trabalho imaterial; Enfermagem; Guarda municipal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License