SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Associações entre impulsividade, compulsão alimentar e obesidade em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

HUNING, Simone Maria  e  LUZ, Valeska C. M.. Uma caderneta que produz 'saúde´ e 'adolescentes´. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 2-15. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste trabalho é problematizar a Caderneta de Saúde do Adolescente, produzida pelo Ministério da Saúde. Nele discutimos alguns paradoxos entre a Caderneta e a política pública de saúde brasileira, a partir da análise de discurso foucaultiana. Organizamos nossa análise em quatro eixos de discussão: os conceitos de adolescência e juventude; a abordagem biologicista; a integralidade; a juventude e cidadania. Em seguida, colocamos a Caderneta em análise a partir do que propõe a Política Nacional de Promoção de Saúde. Finalizamos pontuando que a Caderneta não acompanha a concepção ampliada de saúde e o princípio da integralidade propostos pelo SUS, priorizando uma concepção de saúde que enfatiza a dimensão biológica. Percebemos também a ausência de referências a diferentes modos de ser jovem, assim como a produção de um discurso sobre saúde focado na prescrição, orientação e indicação de um modo ideal de vida saudável, pautado principalmente nos cuidados com o corpo.

Palavras-chave : Caderneta de Saúde do Adolescente; Política Pública de Saúde; Juventudes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License