SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue3Associations between impulsivity, binge eating and obesity in adolescentJournalism, the question of truth and subjectivity production process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

On-line version ISSN 1809-5267

Abstract

BRANCO, Lucrecia Paula Corbella Castelo. A constituição da subjetividade a partir de Sartre e Pirandello. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 31-44. ISSN 1809-5267.

O presente artigo se propõe a analisar, através das obras A náusea, de Jean-Paul Sartre, e O falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello, como a literatura, entendida como o conjunto da obra de um autor, pode ser uma via de compreensão da constituição da subjetividade. O filósofo Sartre parte de um homem concreto em sua experiência vivida para analisar a relação deste com o mundo. Para o dramaturgo Pirandello, as pessoas constroem máscaras para se relacionarem umas com as outras. O que está no cerne da questão filosófica para Sartre, assim como para Pirandello, é a subjetividade que, para ambos, se constitui a partir de uma relação conflituosa entre o homem e a sociedade. Fazer literatura é afirmar uma singularidade em determinado contexto histórico no qual o escritor e o leitor se comunicam através de um exercício de liberdade.

Keywords : Subjetividade; Literatura; Sartre; Pirandello.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License