SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Associações entre impulsividade, compulsão alimentar e obesidade em adolescentesJornalismo, a questão da verdade e a produção de subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

BRANCO, Lucrecia Paula Corbella Castelo. A constituição da subjetividade a partir de Sartre e Pirandello. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 31-44. ISSN 1809-5267.

O presente artigo se propõe a analisar, através das obras A náusea, de Jean-Paul Sartre, e O falecido Mattia Pascal, de Luigi Pirandello, como a literatura, entendida como o conjunto da obra de um autor, pode ser uma via de compreensão da constituição da subjetividade. O filósofo Sartre parte de um homem concreto em sua experiência vivida para analisar a relação deste com o mundo. Para o dramaturgo Pirandello, as pessoas constroem máscaras para se relacionarem umas com as outras. O que está no cerne da questão filosófica para Sartre, assim como para Pirandello, é a subjetividade que, para ambos, se constitui a partir de uma relação conflituosa entre o homem e a sociedade. Fazer literatura é afirmar uma singularidade em determinado contexto histórico no qual o escritor e o leitor se comunicam através de um exercício de liberdade.

Palavras-chave : Subjetividade; Literatura; Sartre; Pirandello.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License