SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3La creación de la subjetividad a partir de Sartre y PirandelloNiños, presupuesto participativo y teoría de la actividad: algunas reflexiones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versión On-line ISSN 1809-5267

Resumen

RODRIGUES, Luciana  y  HENNIGEN, Inês. Jornalismo, a questão da verdade e a produção de subjetividade. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 45-57. ISSN 1809-5267.

A partir do campo saber-poder dos estudos foucaultianos, interrogamos a produção da verdade no território jornalístico e sua implicação nas subjetividades contemporâneas. Em um trabalho de reflexão teórica, abordamos noções como veracidade e perícia no tratamento das informações, e recursos como novelização e dramatização de histórias da vida real para discutir seus efeitos na instauração do que é dito e aceito como verdadeiro. Constatamos que tais características e recursos jornalísticos atuais constituem estratégias que buscam certificar e emocionar, capturando pela sedução à vontade de verdade. Assim, as histórias visibilizadas pelo jornalismo oferecem possibilidades de reconhecimento e identificação aos sujeitos, produzindo certos modos de ser.

Palabras clave : Jornalismo; Verdade; Subjetividade; Foucault.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License