SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Jornalismo, a questão da verdade e a produção de subjetividadeAnálise existencial: uma psicologia de inspiração kierkegaardiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

MELO, Lis Albuquerque; COLACO, Veriana de Fátima Rodrigues  e  PASCUAL, Jesus Garcia. Crianças, orçamento participativo e teoria da atividade: algumas reflexões. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 58-71. ISSN 1809-5267.

O direito à participação e à voz é concedido às crianças em uma sociedade cultural e historicamente construída tendo como referência o adulto e na qual a infância é por vezes concebida como um "vir a ser". O presente artigo objetiva problematizar a participação de crianças no orçamento participativo de um município do Nordeste brasileiro a partir de uma discussão de cunho teórico fundamentada na Teoria da Atividade Humana de Leontiev. A atividade humana, compreendida em seu papel de mediação na relação ser humano - mundo material -, possibilita pensar a participação das crianças relacionando-a à atividade que se tenha em conta e, portanto, às ações e operações empreendidas para o desenvolvimento dessa atividade, considerando sua apropriação por parte das crianças, em contextos culturalmente configurados.

Palavras-chave : Participação de crianças; Orçamento participativo; Teoria da atividade humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License